Home  |   Programa  |  Experiências

Experiências
Ao vivenciar cada uma dessas experiências, a criança terá a oportunidade de aprender a respeito dela mesma e dos outros, sobre movimento, acerca do mundo à sua volta e sobre comunicação.

Brincando de Brincar
: Brinquedos, adequados e bem explorados, são uma importante ferramenta de aprendizado. Quando a criança brinca com brinquedos, ela aprende a se mover, a entender como as coisas acontecem e a se comunicar e se relacionar com os outros.

Brincando de Faz de Conta: Brincar de faz de conta é um dos principais meios que a criança tem de aprender sobre o mundo e sobre relacionamentos com outras pessoas. Este tipo de experiência estimula a imaginação, promove a facilidade de relacionamento e comunicação e ajuda a criança a compreender melhor as vivências do dia a dia. Além disso, ensina a criança a lidar com seus medos e ansiedades.

Contando um Conto: Livros são instrumentos fundamentais na educação de uma criança. O simples fato de ouvir histórias e brincar com os livros estimula o desenvolvimento do cérebro do bebê de diversas maneiras. Antes de saberem ler, as crianças precisam aprender muito sobre linguagem, sobre como as histórias progridem e como funcionam os livros. Crianças que aprendem a amar livros são mais propensas a terem facilidade em aprender e a se tornarem ávidos leitores ao longo da vida.

Exploradores Sensoriais: Esta experiência é focada na exploração de água e areia. Brincando de cavar e peneirar areia, de jogar água ou areia de um potinho para outro, a criança fortalece a musculatura das mãos e melhora sua coordenação olho-mão. Quando perseguem bolinhas de sabão trabalham a musculatura de todo o corpo e também desenvolvem a coordenação olho-mão. Se conseguem tocar a bolinha e fazê-la estourar, aprendem sobre causa e efeito. Estas experiências oferecem oportunidades de descobertas maravilhosas! A criança percebe que pode esconder objetos na areia, mas não na água.  Aprende como ambos podem ser armazenados em contêineres. Observa o movimento da areia quando ela é peneirada, remexida ou cavada, e a água derramada ou espirrada. Todas estas experiências são grandes oportunidades de aprendizado sobre causa e efeito e solução de problemas. Além disso, brincadeiras com água e areia suportam o desenvolvimento de brincadeiras de faz de conta, que envolvem o desenvolvimento de conversas mais complexas e a imaginação.

Mestre Cuca “Taste&Cook”: Explorar, experimentar e preparar alimentos são experiências sensoriais muito ricas. Estas experiências despertam o desenvolvimento e aprendizado em todas as áreas. Para as crianças um pouco maiores, a experiência é ainda mais completa. Eles aprendem a trabalhar de forma cooperativa com outras crianças e adultos, desenvolvem hábitos de cuidados pessoais como lavar as mãos, se servir e se arrumar ao final da vivência. Algumas atividades, como picar alface, desenvolvem a coordenação motora fina. Selecionando frutas por cores, estão desenvolvendo habilidades de pensamento. Aprendem sobre causa e efeito ao ver o que acontece quando se bate a clara em neve. Aprendem ainda sobre objetos, como utilizá-los, para que servem e tudo isso contribui para a expansão do vocabulário. Os mais velhos aprendem a seguir orientações simples e a manter conversas com adultos e outras crianças.

Pequenos Artistas: Para crianças e bebês, a arte é uma experiência sensorial. O interesse deles é explorar os mais diferentes materiais e entender o que podem fazer com eles. Enquanto criam, as crianças aprendem a construir uma linha de pensamento, praticam a habilidade de resolver problemas e desenvolvem percepção sobre causa e efeito. Nesta idade, o processo de "criação" é muito mais relevante e significativo do que o resultado. Este também é um meio de comunicação e expressão de idéias e emoções.

SHAKE, SHAKE, SHAKE “Brincando com Música e Movimento”: Ouvir e fazer música ajudam no estabelecimento de fortes conexões no cérebro. Estas mesmas conexões serão utilizadas para resolver problemas de matemática mais tarde.  Além disso, a música afeta as emoções e inspira movimentos. Quando a criança se move em função de uma música, ela alonga seu corpo e sua imaginação. Ao participar de experiências que envolvam movimento, troca de posição, performance de movimentos em uma ordem estabelecida, a criança pequena aprende sobre posição no espaço, construção de memória e sobre seqüência. Explorando objetos que emitam sons, a criança aprende sobre causa e efeito. A música e o movimento também apresentam um importante papel no desenvolvimento da linguagem e aprendizado da leitura e escrita.
© 2010 Copyrigth educacuca, Todos os direitos reservados.
Tel.: (11) 2537-7214